Algumas pessoas nascem para a liderança. Outras, não. Há ainda aquelas a quem a liderança é imposta. Entre eles, os que conseguem e os que não conseguem e fracassam. Mas o que é liderança? O que significa ser líder? Qualquer um pode ser líder? O que faz um líder?
Gosto de pensar que o líder é aquele que já esteve na outra margem do rio, que mantém o olhar a frente e ao lado; é aquele que instrumentaliza, que mostra maneiras ou que ensina a pensar maneiras de alcançar o outro lado.
Assim, liderança é “a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.” Ser líder significa ter a responsabilidade de guiar e orientar outros a um objetivo comum. É ser focado e ter sempre em mente que o liderado precisa de sua presença; mas é ao mesmo tempo, preparar esse liderado para sua ausência. Nem todos são chamados à liderança. Nem todos conseguem ser líderes. Isso por causa de todas as implicações.
A liderança exige tempo, vontade, garra, inteligência, conhecimento, sabedoria. Exige carisma, paciência, respeito, disciplina, a capacidade de influenciar os subordinados - motivação. Para exercer a liderança é necessário saber ouvir e saber falar. Essas habilidades podem ser adquiridas, sim. Podem, inclusive, ser aperfeiçoadas. Mas o caráter, o exemplo de um líder... esse não é adquirido.
O bom líder é aquele que não se rende ao “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. É aquele que tem máximo cuidado em suas ações e suas palavras, de modo a não influenciar negativamente seus liderados. E isso não é um peso. É um prazer. É uma alegria para o líder. Não quero dizer aqui que o líder é um ser extraordinário, divino, perfeito. Não! O líder sabe de suas limitações e, em prol de atender as próprias expectativas e as necessidades do grupo, trabalha para superá-las. Não se dá por satisfeito tão cedo! Tenta e, dessa forma, encoraja seus subordinados a lutarem contra seus medos e dificuldades.
O carisma de um líder pode manter sua influência no grupo. É necessário que os liderados queiram estar perto de seu líder. Esse desejo deve ser estimulado pelo líder a todo instante. Aquele que não consegue manter uma base ao seu lado certamente tem problemas na maneira como exerce a liderança.
Sempre haverá, entretanto, aqueles no grupo que não legitimam a liderança. Entre esses, estão os que permanecerão para ver você afundar; os que não continuarão ao seu lado; e os que vão fazer todo o possível para atrapalhar. Contudo, o líder saberá como prosseguir sem se deixar abater. E vai terminar aquilo que se propôs fazer.
Enfim, de onde tirei tudo isso? Tenho pensado muito sobre liderança e, sempre que penso sobre o assunto vem à minha mente a pessoa de JESUS. “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8:12). Autoconfiança! Jesus é o exemplo máximo de liderança.
Até a próxima segunda!
Texto inicialmente publicado como nota em minha página do Facebook em 5 de junho de 2017.