Formigas



As formigas não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida; Provérbios 30:25

Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Provérbios 6:6

No último fim de semana, assisti a um documentário no Youtube sobre formigas. Por que formigas? Quando criança, sempre observei tropas de formigas carregando folhas e alimentos para seus esconderijos. Sempre me encantei com o comportamento das formigas em grupo. Ok! Não mentirei! Já matei formigas solitárias, coitadas... Não sabia o que estava fazendo... Mas cá entre nós, é nojento! Não sabemos por onde andaram e cá estão elas: bem no nosso pedaço de bolo! Deixemos essa parte pra lá. Por conta desse meu interesse antigo, resolvi pesquisar e, embora já soubesse de algumas coisas, descobri outras bem legais.

Existem formigas de cor negra, vermelha, marrom e até verde (por causa da alimentação). Algumas são maiores, como as rainhas e os zangões responsáveis pela reprodução. São vários tipos de formigas, várias famílias com certas características de acordo com cada grupo. Mas todas possuem um sistema de proteção como exoesqueleto, antenas e veneno paralisante.

As formigas são sociáveis e organizadas. Formam níveis avançados de sociedade. Em algumas sociedades, as rainhas não decidem nada, são responsáveis apenas pela nova prole. São as operárias que decidem o que é preciso fazer. Elas são divididas em castas que traduzem a função de cada uma no grupo. Mas cada uma delas tem um conceito do que é um ninho bom. Colhem opiniões e concordam ou não; fazem o que a maioria acredita ser o melhor. A cooperação é total; elas se reconhecem como membros do mesmo organismo reprodutor.

Geralmente, formigas de ninhos diferentes são rivais e inimigas mortais. É dessa forma que acontece o controle das populações de formigas. No entanto, as formigas argentinas fazem tratados de paz com outras colônias: apesar de serem de sociedades distintas, reconhecem-se como ser igual e se comunicam, aceitando-se pacífica e mutuamente (globalização). As formigas estão em todos os lugares porque são muito bem sucedidas no que fazem, ao conseguir fazer milhões de mentes pensar, trabalhar e viver como uma só.

Muitos são os escritos incluindo as formigas. A famosa fábula “A Cigarra e a Formiga” mostra-nos a importância do trabalho, do dever antes da diversão. Há também outros contos e estórias como o de Lygia Fagundes Telles intitulado “As formigas”, no qual a autora apresenta quão organizadas e inteligentes as formigas são. Além de ser inspiração para autores, até mesmo do livro sagrado para os cristãos (Bíblia), mesmo pequenas as formigas podem nos ensinar lições para a vida.

As formigas entendem que o bem-estar do grupo depende do trabalho árduo de cada uma delas. Entendem que precisam se comunicar e expor suas opiniões. Mas também é preciso se posicionar e tomar decisões. As formigas são fortes, capazes de carregar muitas vezes mais o próprio peso. Também são disciplinadas; fazem o que é preciso no momento certo, não costumam procrastinar. Quando alguma se cansa, outra formiga está pronta a ajudar. Embora pequenas, são capazes de tirar o sossego do maior ser vivo do planeta! Sim, as formigas têm suas virtudes e é por isso que, ao dirigir-se ao preguiçoso, o salmista diz para as observarmos e encontrarmos a sabedoria.

Seja como a formiga! Não se canse! Seja organizado e comunicativo! Cumpra suas obrigações e depois divirta-se! O inverno vem e sua despensa estará cheia. Faça como a formiga e você será bem sucedido! Só não exagere no açúcar...



Fonte:
https://www.youtube.com/watch?v=UaS7Guzqefk
https://pt.wikipedia.org/wiki/Formiga
http://contobrasileiro.com.br/as-formigas-conto-de-lygia-fagundes-telles/
http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=9



Texto inicialmente publicado como nota em minha página do Facebook em 8 de maio de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário