Estratégias




Olá, amigo! Tudo bem? 

Com o que você tem sonhado? E o mais importante: você tem feito alguma coisa para transformar seu sonho em realidade? O tema de hoje fala exatamente do "como fazer" - ESTRATÉGIAS.

Todo mundo tem sonhos. Uns sonham com a casa própria, outros sonham com casamento. Há aqueles que sonham em viajar para aquele país maravilhoso, ou ainda comprar o carro desejado. Muitos sonham com aquele Emprego com e maiúsculo e há ainda os que sonham em ganhar na loteria. Seja com ter algo, conquistar algo, ser alguém ou conquistar alguém, quase a totalidade da população do planeta tem sonhos, todo dia, o tempo todo. No entanto, o que separa os sonhadores dos realizadores são as estratégias. 

Além de sonhar, é muito importante definir as estratégias que devemos usar para alcançar nosso sonho. Até porque dependendo da estratégia utilizada podemos abreviar ou retardar a realização. 

Lembro de uma época em que estava desempregada e meu objetivo era ganhar algum dinheiro; qualquer quantia seria bem vinda. Decidi rascunhar no papel como poderia alcançar esse objetivo. Listei todos os lugares onde eu poderia colocar currículo. Não apenas isso. Fiz uma lista com os planos A, B, C, D e E. E poderia continuar por todo alfabeto, mas num desses planos consegui meu objetivo inicial: resolvi dar aulas particulares. Passei um bom tempo fazendo isso e foi uma experiência gratificante. Se o objetivo era não ficar dura, a missão foi concluída com sucesso.

Há pessoas que menosprezam as atividades das pessoas, chegando a criticar por não saber tratar-se de uma estratégia. É claro que cada pessoa tem sua prioridade. Houve um tempo que só o que eu queria era ficar com a saúde em dia. Mas muitos criticavam minhas escolhas em relação à minha vida social, acadêmica e profissional. Apenas não sabiam. E não era para saber mesmo. Não somos obrigados a contar tudo para todo mundo.

O fato é que devemos nos mover. Seja lá com o que estivermos sonhando, NÃO VAI CAIR DO CÉU !!! Muitas vezes exageramos em agir como o povo de Israel no Egito que recebeu o maná do céu para se alimentar no deserto. Imagina se acontecesse o mesmo conosco?!? Seria um tal de cai carro, moto, roupa de marca, homem e mulher caindo do céu na cabeça de todo mundo! E o pior: não faríamos nada para alcançar nossos sonhos. Seríamos mimados, filhinhos de papai que não dão valor ao que têm nem ao que são. 

O filme Rainha de Katwe traz a bonita e verídica história de Phiona, uma garota de Uganda que aprende a jogar xadrez e participa de competições representando o país. Em busca do sonho de uma vida melhor, a menina aprende a jogar xadrez, a ler, a competir, a viver. É um filme emocionante que mostra como é possível alcançar os objetivos pessoais através dos estudos, da inteligência, do esforço, do treino, do trabalho. Ao executar as estratégias do jogo, Phiona definiu sua estratégia de vida e viu seus sonhos se tornarem realidade.

Enfim, já dizia o samba "sonhar não custa nada". E é verdade. Mas realizar os sonhos custa tempo, dedicação, em alguns casos dinheiro, custa movimento. Esse é o momento de avaliar se as estratégias que você tem usado são boas ou não. O ano está terminando e você pode redefinir as estratégias a serem adotadas no ano que se aproxima. Rever tudo o que dissemos que faríamos, avaliar se saiu do papel e começar a projetar para o futuro fazem parte desse período de fechamento de ciclo. 

Se foi bom, se foi ruim, o importante é que algumas coisas concluí (parece até paródia da música do Roberto Carlos hahaha).

Obrigada a você que leu até aqui! Até a próxima semana!



Texto inicialmente publicado como nota em minha página do Facebook em 7 de novembro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário