Filmes de terror




Olá, para você que parou um pouquinho para ler isso!

Resolvi falar hoje de uma de minhas paixões, o cinema. Mais especificamente de filmes de terror. Isso porque assisti ontem ao recente It: A coisa, sobre o qual tecerei alguns comentários adiante.

Para entender melhor minha relação com este gênero, preciso voltar no tempo, mais de vinte anos atrás. Quando era criança, tínhamos uma TV de tela preta e branca na sala de nossa pequena e humilde casa. Meu pai passava o dia fora trabalhando e nós, meu irmão e eu, assistíamos desenho e programas infantis durante as tardes de segunda a sexta. Mas nos fins de semana, a TV era do papai. Ele assistia a programas de sua preferência e, para ficar perto dele, assistíamos também. Exceto filmes de terror. 

Meu pai não gostava de filmes assim, mas mudava muito de canal (ainda faz isso!) e foi o suficiente para termos nosso primeiro contato com filmes de terror. Certa vez, ele deixou em um canal que exibia um filme sobre vampiros. Não lembro o nome do filme. Só lembro que papai nos proibiu de assisti-lo. Ele dizia que se assistíssemos filmes assim não dormiríamos à noite. Acontece que, como crianças normais que éramos (desobedientes até certo ponto, rs), ficamos escondidos assistindo a um trecho do filme. Incrível! Mesmo sem cor, o medo genuíno da vítima, o terror em seus olhos e gritos acordou-nos para os filmes de monstros, fantasmas e demais assombrações. Pronto! O estrago estava feito!

Voltando desta viagem ao passado, passei a assistir, sempre que posso aos filmes de terror. Os que eu mais gosto são os que tratam de exorcismos. Principalmente quando em sua abertura surge a informação “Baseado em fatos reais”! Ai, meu amigo, é correr para o abraço!(ou de medo, se preferir). 

Alguns dos que eu gosto são: O iluminado, O exorcismo, O exorcismo de Emily Rose, Poltergeist, O ritual, A profecia, Arraste-me para o inferno, A entidade, Invocação do Mal, Sobrenatural Horror em Amityville e Possessão. Posso ter esquecido algum, no momento, mas basicamente são esses. Se eu recomendo algum deles? Claro! Recomendo todos! Prefiro esses aos filmes de terror trash como Jogos Mortais. Cada um tem um gosto. 

Falando nisso, lembrei-me que prometi falar de It. Gostei do filme. Em resumo. Mas, na minha humilde opinião, o marketing prometeu muito mais. O filme é, sem dúvida melhor do que seu antecessor, de 1990. A primeira vez que assisti a It: Uma obra prima do medo quase tive um treco! Fiquei com medo, não vou negar. Isso até completar alguns aniversários. Ao assistir novamente, não só não tive medo, como dormi, tão chato que achei o filme! Este último em cartaz nos cinemas, It: A coisa, é bom; garante uns sustos, umas risadas (para quebrar um pouco o clima de medo), mas exagera no humor. Filmes de terror com crianças são assustadores. Com palhaços então! Entretanto, não é o caso deste. Só o que posso dizer é bom. 

O filme levanta ainda questões como o valor da amizade, a luta contra o medo e a vitória sobre este.  São cenas bastante claras, coloridas, leves e belas contrastando com as de terror: escuras, sombrias. Não li o livro de Stephen King (é gigantesco, nem sei se conseguirei ler!), assim, vale a ida ao cinema para conferir o enredo e o trabalho dos desconhecidos jovens atores em tela. 

Pretendo, em breve, assistir a outros títulos; o próximo será Annabelle 2, para desapontamento do meu pai. Ele costuma dizer assim: “Não sei como vocês têm coragem de gastar dinheiro para ver isso no cinema!” Fazer o quê?!? Paciência! Quem mandou não escolher um canal só para assistir em nossa infância! Repito: o estrago está feito!

Até mais! 


P.S.¹: É melhor assistir aos filmes de terror de madrugada. Muito mais sinistro!
P.S.²: Se você acordar às 3:15, cubra-se até o pescoço e não se levante da cama.
P.S.³: Evite espelhos e poças d’água, principalmente se você for uma menininha loira (ou pseudo-loira, rsrs) em frente à TV.

E lembre-se, não adianta gritar. Seja lá o que for que quer te pegar,você não vai espantar com gritos. O primeiro a enfrentar o perigo sempre morre. Pessoas negras e obesas também não têm um destino muito bom... Correr nem sempre garante a sobrevivência... No mais, torça muito para ser aquele ou aquela que sobrevive ensanguentado e ferrado no final. 

Se você também curte filmes de terror, comente aí. Aceito recomendações de filmes para assistir! :D


Texto inicialmente publicado como nota em minha página do Facebook em 19 de setembro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário