Lobos entre nós





O mundo está cheio de lobos. Algumas pessoas percebem e convivem com isso. Outras são inocentes e se deixam enganar. Mestres na arte do fingimento, os lobos não se revelam e podem estar a seu lado na escola, no trabalho, no curso, na rua onde mora, até mesmo dentro de sua própria casa. Lobos passam fácil por bom samaritanos, bem intencionados que são... Muito astutos, usam sua lábia para convencer e encantar. Logo, você está enredado numa teia da qual não sairá facilmente. Sou pessimista? Bem, vejamos.


*********************************************************************************

Num bonito dia de inverno, uma mulher voltava do trabalho. Depois de uma jornada de trabalho cansativa, tudo o que Helena queria e precisava era de um bom banho e de um descanso mais do que merecido. Ao atravessar a rua em frente ao lugar onde trabalha, viu uma senhora idosa acenando, vindo em sua direção. Negra, baixa, magra, a senhora trazia em sua mão um papel, balançando-o para chamar sua atenção. Quando Helena se aproximou da senhora, esta com voz trêmula e fraca, perguntou:
- Minha filha, você pode, por favor, ler este papel para mim porque não enxergo sem meus óculos?
- Sim, senhora. - Respondeu Helena.
Era uma fatura de cartão de crédito. A senhora, então, pediu: - Veja para mim o valor a pagar. - Quando Helena observou melhor o papel, viu que o total era um valor muito alto. Quase um salário mínimo, muito para aquela humilde senhora. Helena informou à senhora que, assustada, logo disse se tratar de um erro. A idosa solicitou que Helena lesse toda a descrição de gasto e ela o fez. Ao ler, a moça ficou chocada: gastos com celulares, compras na internet, transporte particular... despesas que, certamente, não foram feitas pela pobre senhora diante dela.
E então, depois de aconselhá-la a procurar a administradora do cartão para resolver esse equívoco, Helena ouviu da senhora algo que a deixou pensativa: - Foi minha neta! E minha filha também! Vou procurar e colocar as duas na cadeia!
Deixar a avó, a mãe, quase sem sustento para manter luxo, futilidades, vaidades?!? Como essas, tem um monte por aí. Pessoas inescrupulosas que enganam, roubam, furtam... fazem de tudo para conseguir o que querem, sem se importar se estão magoando ou ferindo alguém. Helena ficou triste por esta senhora e por todos os outros que passam por situações semelhantes. No entanto, alegrou-se por não ser interesseira como aquelas duas.


*********************************************************************************

História verídica. Nome e detalhes alterados para preservar a identidade dos envolvidos.



Texto inicialmente publicado como nota em minha página do Facebook em 8 de agosto de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário