Na última sexta, dia 28 de abril, uma greve geral convocada por sindicatos e segmentos da sociedade aconteceu em vários estados e cidades do país. Em alguns lugares, a adesão foi grande; em outros, pequena. Mas em todos houve manifestações acaloradas, inclusive com depredação de patrimônio público e privado. Mais manifestações foram convocadas para hoje.
Vi muitos reclamarem nas redes sociais dos “baderneiros e vagabundos”. Pessoas que exerceram seu livre direito de não aderir à greve, mas que, infelizmente, na minha opinião, reclamou da mesma. Como vi em muitas postagens, “cada um sabe onde o calo aperta”. Eu não parei na sexta-feira. Sabe por quê? Fiquei extremamente aborrecida. Sabia que muitos não parariam e eu já havia parado antes. Ou paramos todos, ou não adiantará. Devemos nos unir.
Mas quer saber? As reformas da previdência e trabalhista deveriam ser aprovadas. O povo merece essas reformas. E antes que digam que sou maluca e que a culpa é dos políticos apenas, digo logo: a culpa é nossa! As corrupções do cotidiano tornam possíveis esse escândalo vergonhoso. Educamos mal nossas crianças. A malandragem e o jeitinho brasileiro destroem qualquer vestígio de ética. Afinal, o que é ética??? Ninguém sabe; ninguém quer saber.
Ou lutamos todos, ou nada. Não adianta apenas os funcionários públicos e sindicatos. Simplesmente nada vai mudar. O provo precisa entender! 49 anos de carteira assinada para aposentadoria integral!!! Caso você tenha idade para se aposentar e tempo mínimo de serviço, você receberá apenas uma porcentagem do seu salário. Se não dá para viver com 100% (sempre é preciso outro emprego, complementar renda) como viver com menos???
E o mais engraçado é que as reformas atingirão a todos; com exceção dos políticos, o pessoal do executivo, do legislativo e a galera do judiciário. As forças armadas também estão fora do pacote. Para nós, meus amigos, é GAME OVER. Mas quer saber?!? Espero que sejam aprovadas. O povo merece. Por não saber quais lutas lutar. Por não se importar com o coletivo, só com o próprio umbigo. Por pensar que não faz diferença. O congresso é o reflexo da nação que representa. Somos todos interesseiros. Só que para alguns falta a oportunidade de “aprontar”. E há também os que criam oportunidades para destruir tudo, em troca de enriquecimento ilícito. Sabe, tomara que sejam aprovadas! Então poderemos passar o resto de nossas vidas nos lamentando do que poderíamos ter feito e não fizemos.
E a propósito, FELIZ DIA DO TRABALHO!
Texto inicialmente publicado como nota em minha página do Facebook em 1/05/2017