1) Ninguém fez nada. A cada novo nome que surge nas delações premiadas, um novo pronunciamento é divulgado para esclarecer que o político em questão “nunca” recebeu dinheiro de caixa dois e que todos os valores recebidos por ele/ela para a campanha foram declarados e as contas devidamente aprovadas.
2) Líderes de partidos. De acordo com o pronunciamento dos políticos, os valores recebidos pelos líderes dos partidos envolvidos aceitaram esses valores e repassaram. Os demais “nada” sabiam da origem do dinheiro. Pois é, “filho feio não tem pai”. Ninguém nunca sabe de nada; ninguém nunca viu nada e, por isso, ninguém fala nada.
3) Conto de fadas. Fico espantada com a capacidade de desmentir tudo o que tem sido descoberto. É como se todos os delatores tivessem ensaiado sua história, a mesma e única, para contar e “encantar” a todos com as mais nojentas sujeiras da corrupção. Todos eles sabem que receber propina é crime. Além disso, há tráfico de influência, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, envolvimento com milícias e, se duvidar, até com facções, e muito mais. Mas vamos combinar, né, que os políticos hoje (não todos, só a maioria) fazem parte de uma baita organização criminosa das piores já conhecidas. E querem nos fazer acreditar que são todos inocentes vítimas de um complô, da maledicência de invejosos mal-caráter...
4) Crime organizado. Desviaram verbas destinadas para áreas das quais depende a vida da população. Superfaturaram obras, compras e serviços tornando-se milionários da noite para o dia. É claro que muita gente sabia e não fez nada. É claro que muita gente participava. Levava sua gorda fatia dos milhões. Contas de campanhas aprovadas... contas de gestões aprovadas... dois ex-governadores na lista... Quanto mais mexem, mais a merda fede. E não é só o Tribunal de Contas envolvido... Uma organização como essa precisava de muitos braços para se articular, para dar conta do montante que circulava.
5) E a população, como fica? Não fica! Muita gente pagou caro. Pagou com a vida pela festa de vagabundos que foram eleitos pelo voto popular para representar o povo. TRAÍRAM O POVO. ROUBARAM O POVO! Investimentos em saúde, educação, segurança e tudo o mais... roubados! Muitos perderam a saúde... foram vítimas de crimes que deixaram sequelas... os deixaram dependentes pelo resto de suas vidas. Muitos morreram em filas ou nos corredores dos hospitais. Há outros tantos que não têm moradia, saneamento básico... PERSPECTIVA DE FUTURO. Fico pensando até quando a população ficará inerte, alheia ao que acontece, interessada apenas em novelas, futebol, cerveja e na senha do WiFi liberada. NÃO PERDEM O DIA... Correm o risco de perderem a vida. Com os próximos golpes não restará nada. Primeiro nos roubam e atacam a democracia. Depois retiram direitos básicos do povo e do trabalhador. Enfim, ficaremos sem nada. Para alguns só restará a alma. Se bem que, como se pudessem dispor dela, muitos já venderam a sua própria...
Texto inicialmente publicado como nota em minha página do Facebook em 24/04/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário