O primeiro texto bíblico que li em 2017 foi o Salmo 1. Na virada do ano, muito se fala sobre sonhos, planos, desejos de prosperidade... As pessoas costumam associar o conceito de felicidade à aquisição de bens e realização de desejos.
Os contrários a esse pensamento mencionam o ditado popular "Dinheiro não traz felicidade". É certo que com dinheiro podemos realizar, fazer e adquirir muitas coisas. Coisas que podem sim nos deixar muito alegres. Mas é uma alegria momentânea. Dura enquanto temos algo ou experimentamos algo proporcionado pelo dinheiro.
A felicidade, no entanto, não tem duração. Ela é constante. Ela permanece naquele que a encontrou a despeito das adversidades. Não importam as circunstâncias: com dinheiro ou sem, empregado ou não, com saúde ou na enfermidade, aquele que é feliz não o deixa de ser. Mas essas pessoas ficam tristes, sofrem, choram...? Sim. Todos estamos sujeitos a esses sentimentos. Momentos de tristeza fazem parte da vida. O que quero dizer é que aquele que é feliz não se deixa abater pelas dificuldades e pela tristeza. Possuem uma fonte inesgotável de alegria e felicidade que as mantêm por toda a vida.
São pessoas mais fortes que caem, choram, sofrem, mas se erguem. Levantam suas cabeças e o olhar com o raiar de um novo dia. E, otimistas que são, sempre têm sorrisos para distribuir; ao atendente da padaria, ao jornaleiro da esquina, ao cobrador do ônibus, à senhora idosa, ao menino que brinca na rua com seus amigos... Essa pessoa feliz, como diz o Salmo 1 não se aconselha com aquele que não tem fé ou que tem desprezo pela religião. Essa pessoa feliz não perde tempo parando no caminho daqueles que insistem em desagradar a Deus. Essa pessoa feliz não participa de rodinhas de escárnio e zombaria. Essa pessoa feliz não tem tempo para isso porque medita na lei do Senhor de dia e de noite, pois nela está seu prazer.
Pessoas assim estão no lugar certo "junto a ribeiros de águas", lugar de prosperidade, lugar agradável, lugar de tranquilidade. Essas pessoas frutificam; sua vivacidade - viço, vigor - não acaba ("suas folhas não cairão") e alcançam o sucesso em tudo o que fazem. Bem-aventurado! Feliz é aquele que está plantado em Jesus e faz da palavra do Senhor seu guia para a vida.
Algumas pessoas me perguntam qual é a fonte da minha alegria. Como posso sorrir numa segunda-feira às 7h. Não é um segredo. Minha fonte é Jesus. Ele morreu para que tivéssemos vida e, não qualquer tipo de vida, mas uma vida feliz. Sejamos positivos. Acreditemos! Todos podem ter essa fonte de alegria, prazer e tranquilidade. Basta aceitar que essa fonte nasça no seu coração. E então você verá o mundo através de outros olhos. Você verá o mundo através dos olhos de Jesus, Senhor e Salvador que santifica e justifica nossas vidas com seu próprio sangue. Faça sua escolha! "Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá."
Texto inicialmente publicado como nota em minha página do Facebook em 09/01/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário